Pages

domingo, 13 de novembro de 2011

Seleção feminina perde para o Japão de 3x0

Campeãs olímpicas estão cada vez mais distantes da vaga em Londres-2012

 
RIO - A situação da seleção feminina de vôlei começa a ficar dramática na Copa do Mundo. Neste domingo, a equipe treinada por José Roberto Guimarães foi derrotada pelo Japão por 3 sets a 0, parciais de 26/24, 25/19 e 25/23 e caiu para a sexta posição na competição. Com cinco vitórias e três derrotas, as atuais campeãs olímpicas agora vão precisar se superar para tentar vencer os três jogos que restam e torcer por uma combinação de resultados que classifique a equipe para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Apenas os três primeiros colocados vão para as Olimpíadas. Hoje estariam classificados a Itália, única invicta com oito vitórias e 23 pontos, os Estados Unidos (21 pontos) e a China (19 pontos). A Alemanha está em quarto lugar com 18 pontos e o Japão ultrapassou o Brasil e agora ocupa a quinta colocação com 16 pontos. As brasileiras têm apenas 12 pontos e não apenas precisam vencer bem os seus últimos jogos, mas por um bom placar e torcer por derrotas de suas adversárias diretas. De preferência por 3 a 0 ou 3 a 1, pois o complicado regulamento da competição também dá pontos para quem perde por 3 a 2.
De acordo com o regulamento, vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1, dá três pontos para a seleção vencedora e nenhum para a perdedora. Mas uma vitória por 3 a 2 dá dois pontos para a equipe vencedora e um para a perdedora.
Na próxima quarta-feira, o Brasil enfrentará a Argentina, em Tóquio, às 7h20m (de Brasília). Na sequência, a seleção terá pela frente a Argélia e fecha a sua participação no torneio contra a República Dominicana.
Mesmo que não confirmem a vaga olímpica na Copa do Mundo, a seleção ainda não estará fora de Londres-2012. A equipe ainda poderá disputar um Pré-Olímpico no ano que vem quando terá sua última chance de ir para a Inglaterra.
O Japão sempre esteve melhor na partida, embora o primeiro set tenha sido muito equilibrado. Com um saque eficiente, as japonesas chegaram a abrir três pontos de vantagem em 8 a 5. Mas depois de um tempo técnico, o time de Zé Roberto reagiu e empatou o jogo. O set seguiu disputado ponto a ponto até o Japão assumir a liderança em 20 a 18. Com dois pontos de Paula Pequeno, o Brasil novamente buscou o empate, mas não final acabaram perdendo por 26 a 24.
No segundo set, o Brasil voltou melhor e chegou a abrir três pontos de vantagem em 12 a 9 em um bloqueio de Thaisa. Mas as japonesas mostraram um ótimo volume de jogo e conseguiram a virada com dois pontos de bloqueio em 18 a 16. A partir daí foi só administrar o placar e fechar em 25 a 19.
No terceiro set, as japonesas mantiveram o bom jogo e conseguiram fechar a disputa em 25 a 23.


Forte: Globo.com

Nenhum comentário: