Pages

quarta-feira, 31 de março de 2010

Refrigerante de cola prejudica fertilidade






Pesquisadores dizem que a bebida pode diminuir em 30% a contagem de esperma

Homens que bebem cerca de um litro de refrigerantes de cola todos os dias podem estar causando prejuízo para seus espermatozoides, segundo estudo dinamarquês publicado no American Journal of Epidemiology.

Avaliando dados de mais de 2,5 mil homens jovens, os pesquisadores notaram que a contagem do esperma daqueles que consumiam essa quantidade da bebida era 30% menor, enquanto aqueles que não tomavam esses refrigerantes apresentavam sêmen de melhor qualidade - média de 50 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen - e tendiam a apresentar um estilo de vida mais saudável.
De acordo com os autores, apesar de a maioria das contagens de espermatozoides no estudo serem consideradas normais pelas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, homens com menos espermatozoides geralmente têm maior risco de se tornarem inférteis. Porém os pesquisadores ainda não sabem se o consumo desses refrigerantes, por si só, pode ter esse efeito, ou se isso é parte de um conjunto de fatores ligados a um estilo de vida não saudável - aliado ao consumo excessivo de fast food e de menos frutas e verduras. Por isso, mais estudos são necessários.

Um comentário:

Priscila disse...

seu blog está de PARABÉNSSS... tem a informação e ainda a explicação da mesma... bjuss