Pages

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Desenvolvimento infantil

Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por grandes transformações e descobertas. Aos poucos, os pequenos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros. Para ajudar você a compreender melhor o universo infantil, preparamos esta série especial com sete reportagens e sete vídeos.
Boa leitura!



Vídeo da série de Pensamento Infantil sobre como as crianças entendem os fenômenos naturais.

O pensamento infantil

As crianças têm uma maneira peculiar de entender o mundo, que vai aos poucos se perdendo, conforme elas têm acesso a novas informações. Entenda como os pequenos criam suas teorias.


Vídeo da série de pensamento infantil sobre a contrução da narrativa pela criança. Contém falas de crianças de 3 a 6 anos e comentários de Monique Deheinzelin.

As histórias, sob a ótica das crianças

Na narrativa infantil, realidade e ficção se misturam e convivem. Saiba como essas fantasias ajudam no desenvolvimento cognitivo da criança.


Vídeo da série de pensamento infantil sobre como a criança adquire a noção de tempo.

Quando o aluno descobre o tempo

A percepção de que os eventos acontecem em sequência e têm uma duração determinada faz com que os pequenos comecem a ter a noção do tempo. Conheça melhor essa descoberta.


Vídeo da série de Pensamento Infantil sobre o desenvolvimento das noções de espaço.

As crianças e suas representações de espaço

Aprender a se orientar por pontos de referência é uma etapa importante do desenvolvimento infantil. Entenda como a criança aprende a explorar o ambiente e os objetos a sua volta.


Vídeo da série de Pensamento Infantil, crianças e adolescentes de 5 a 17 mostram sua forma de pensar e seus valores morais em falas que são comentadas pela educadora Monique Deheinzelin.

As crianças diante dos dilemas morais

Os princípios éticos e a ideia de certo e errado estão ligados ao desenvolvimento da cognição e da afetividade dos pequenos. Veja como essa tomada de consciência acontece.


Vídeo mostra crianças de 3 a 5 anos que desenham enquanto falam sobre suas produções. O desenvolvimento de desenho infantil é pontuado pela educadora Monique Deheinzelin.

O desenho e o desenvolvimento das crianças

Os desenhos infantis evoluem à medida que as crianças crescem, e são uma boa radiografia desse processo. Saiba como os pequenos traduzem, no papel, sua percepção de mundo.


Vídeo sobre sexualidade no Desenvolvimento Infantil.

O despertar da sexualidade

O desenvolvimento da sexualidade se inicia na infância e se estende por toda a vida. Saiba como abordar o tema em sala de aula e responder as dúvidas dos pequenos.


FORTE: REVISTA ESCOLA ONLINE

Nenhum comentário: